5 Dicas para aumentar suas chances de conseguir emprego na Irlanda

Planejamento, dedicação e persistência fazem a diferença na hora de buscar uma chance no mercado de trabalho irlandês

Irlanda é um país multicultural e tem estudantes de todas as partes do mundo. Um dos motivos é que os intercambistas podem trabalhar enquanto aprendem inglês: são 40 horas semanais entre os meses de junho a setembro, e também entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Em todas as outras ocasiões, são 20 horas por semana.

Alguns estudantes têm sorte e acabam conseguindo uma oportunidade logo que chegam à Irlanda. Já outros demoram um pouco mais. Confira 5 dicas incríveis para te ajudar a conquistar a tão desejada vaga no mercado de trabalho irlandês.

#1 – ELABORE UM BOM CURRÍCULO

Esta dica parece óbvia, mas é importante ressaltar que elaborar um bom currículo pode fazê-lo se destacar na concorrência por uma vaga.

Para que ele se sobressaia, precisa ser claro, objetivo e, principalmente, não ter erros de inglês. Caso tenha dúvidas, peça a um colega ou até mesmo para o seu professor de inglês revisar antes. Se você é um intercambista Arena Dublin, poderá enviar o seu currículo para revisão da nossa equipe de suporte local!

Tenha uma versão do seu currículo para cada tipo diferente de vaga que pretende se candidatar. Assim, fica mais fácil deixá-lo mais adequado às necessidades do seu potencial empregador.

Por fim, tente fazer com que todas as informações do seu currículo caibam em apenas duas páginas. Afinal, os recrutadores recebem centenas de currículos todos os dias e não têm tempo nem paciência para ler um com diversas páginas.

#2 – FAÇA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Caso você pretenda conseguir uma colocação em um setor que não tem experiência, a dica é fazer um curso na área para aumentar suas chances.

A Arena Dublin ministra cursos em diversas áreas, como housekeeping e waiter, e pode ser uma grande aliada para os intercambistas e outras pessoas que desejam aplicar o currículo às empresas do ramo.

Para saber quando serão os próximos eventos e cursos da Arena Dublin, entre em contato com a equipe de suporte local!

#3 – PROCURE VAGAS EM SITES DE EMPREGO

Na Irlanda existem diversos sites de emprego gratuitos, que reúnem grande variedade de anúncios com ofertas de trabalho em um único espaço.

Em geral, as vagas são divulgadas diariamente em áreas como hotelaria, construção civil, atendimento ao cliente, limpeza e outras. Os mais populares são: www.jobs.ie, www.irishjobs.ie http://ie.indeed.com.

Já a maior parte das grandes empresas realiza recrutamento através do próprio site, por isso, vale à pena conhecer as principais e se candidatar àquelas de seu interesse.

#4 – CORRA ATRÁS SEM MEDO

Não tenha medo de correr atrás de uma colocação profissional. Muitas pessoas têm receio de falar inglês errado na hora de entregar um currículo pessoalmente.

Demonstre interesse e entusiasmo pela vaga disponível. Deixar o currículo em mãos também faz toda a diferença e as chances de o gerente lembrar e simpatizar com você são maiores do que a da pessoa que saiu correndo.

Muitos restaurantes, bares, lojas e pubs não divulgam vagas em sites. É bastante comum esses estabelecimentos colocarem um anúncio na própria vitrine.

#5 – ‘QUEM INDICA’ FUNCIONA!

Fazer amizades e dizer a todos os colegas da escola de inglês que você está em busca de um emprego pode ajudar e muito a conseguir uma colocação no mercado de trabalho irlandês!

Divulgue aos seus conhecidos quais são as vagas que você topa trabalhar, quais são suas principais habilidades, desde funções mais simples até sua área de formação. Acredite, isso pode fazer uma grande diferença.

Se você gosta de cozinhar e tem experiência em preparar pratos japoneses, asiáticos, entende de higiene em cozinha industrial (restaurantes), por exemplo, avise a todos. Possivelmente algum de seus colegas de curso trabalha como assistente de chef ou até mesmo como chef de cozinha e poderá te dar uma forcinha.

Em qualquer lugar do mundo procurar emprego não é fácil. E na Irlanda não é diferente. Mas se arrisque, confie no seu taco e, principalmente, vá à luta. Procure uma oportunidade todos os dias até conseguir, não desista!

Ionaria Santos

Últimos Posts

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio na Irlanda

5 Dicas para aumentar suas chances de conseguir emprego na Irlanda

Planejamento, dedicação e persistência fazem a diferença na hora de buscar uma chance no mercado de trabalho irlandês Irlanda é um país multicultural e tem estudantes de todas as partes do mundo. Um dos motivos é que os intercambistas podem trabalhar enquanto aprendem inglês: são 40 horas semanais entre os meses de junho a setembro, […]

Principais trabalhos para intercambistas na Irlanda

As ocupações mais comuns para estudantes estrangeiros estão concentradas na área de serviços Os intercambistas têm muitas oportunidades de trabalho na Irlanda, especialmente na área de serviços (garçom, faxineiro, atendente de loja e babá, por exemplo). Em geral, são tarefas que não exigem formação profissional, mas, como em qualquer outro emprego, requer comprometimento e habilidade. […]

Top 5 pontos turísticos da Irlanda

O país, um dos mais bonitos do mundo, reúne atrações imperdíveis repletas de história e belezas naturais   Paisagens deslumbrantes, castelos espetaculares e repletos de história, lindas florestas, rios e vales, além de um povo receptivo e amistoso, fazem da Irlanda um país inesquecível. Milhares de visitantes desembarcam na ilha todos os anos, seja para […]