Principais trabalhos para intercambistas na Irlanda

As ocupações mais comuns para estudantes estrangeiros estão concentradas na área de serviços

Os intercambistas têm muitas oportunidades de trabalho na Irlanda, especialmente na área de serviços (garçom, faxineiro, atendente de loja e babá, por exemplo).

Em geral, são tarefas que não exigem formação profissional, mas, como em qualquer outro emprego, requer comprometimento e habilidade.

Para os estudantes é uma grande chance de interagir com pessoas de outras nacionalidades, praticar a fluência do inglês e, ainda, faturar uma grana para ajudar nas despesas.

 

HORAS DE TRABALHO

Quantas horas um intercambista pode trabalhar na Irlanda? Com um visto para estudar inglês, por exemplo, é possível trabalhar 20 horas por semana durante qualquer período, e 40 horas semanais durante as férias.

Conheça os cargos mais comuns de trabalho para estudantes estrangeiros e as funções que cada um deles desempenha.

 

1 – CLEANER / HOUSEKEEPER

Uma das grandes possibilidades de trabalho para intercambistas na Irlanda é no setor de Turismo, principalmente em hotéis e hostels.

Cleaner, ou faxineiro, é uma função muito comum na Irlanda. Além de hotéis, os cleaners podem limpar lojas, escritórios e casas através de uma empresa especializada, ou trabalhar por conta em casas de família.

Já housekeeper é o que conhecemos como camareira. Organizar, limpar e trocar as roupas de camas dos quartos de hotel são suas principais funções. Geralmente são várias horas de trabalho e é bem cansativo.

Intercambistas que fazem pequenos cursos de especialização nestas áreas têm maiores chances de contratação. Uma das empresas que dá estes treinamentos é a Arena Dublin. Acesse o site www.arenadublin.ie ou a página no Facebook: www.facebook.com/ArenaDublin e saiba mais.

 

2 – WAITER

Para trabalhar como garçom/garçonete na Irlanda é necessário ter um bom nível de inglês, afinal, é preciso interagir com os clientes dos restaurantes, tirar dúvidas e dar informações a turistas, por exemplo.

Atuar neste cargo exige, ainda, um olhar atento e uma boa capacidade de aprender rápido. Fazer um curso na área também é importante. Conte com a Arena Dublin para se capacitar e se tornar um profissional cada vez melhor!

 

3 – BARISTA

Na Irlanda existem muitos cafés, especialmente em Dublin, capital do país. Sendo assim, o emprego de barista é bastante comum. Fazer um curso de barista (no Brasil ou na Irlanda) será um diferencial.

Como o contato com o público é direto, o nível do inglês precisa ser de intermediário para avançado.

 

4 – KITCHEN PORTER

Auxilia na cozinha de restaurantes e pubs lavando louças e ajudando os chefs a cortar legumes, entre outros. Esta função é bem cansativa, trabalha bastante, mas é possível conseguir uma boa remuneração.

 

5 – VENDEDOR

Lojas, pubs, cafés e até mesmo livrarias são locais perfeitos para quem gosta de trabalhar diretamente com o público, pois estes locais exigem contato diário com os clientes. Sendo assim, é necessário ter um bom nível de inglês.

 

6 – CATERING ASSISTANT

É o equivalente a atendente de balcão, porém faz um pouquinho de tudo: prepara sanduíches, lanches, cafés e chás, limpa o chão, atende a clientela, mexe no caixa, entre outras funções.

 

7 – SEGURANÇA

Muitos brasileiros, inclusive intercambistas, trabalham exercendo a profissão de segurança na Irlanda, especialmente em baladas e pubs.

 

8 – AU PAIR / NANNY / BABYSITTER

No geral, essas três funções atuam como babá, mas há diferença entre elas. Au Pair mora com a família e trabalha para eles. A nanny trabalha para a família, mas não mora com ela.

Já a baby-sitter é babá por um tempo determinado (horas), em momentos em que os pais precisam sair e não podem levar as crianças, por exemplo.

Para exercer qualquer uma destas três atividades é preciso, antes de tudo, dedicação, muita paciência e amor, afinal, são crianças!

Ionaria Santos

Últimos Posts

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio na Irlanda

5 Dicas para aumentar suas chances de conseguir emprego na Irlanda

Planejamento, dedicação e persistência fazem a diferença na hora de buscar uma chance no mercado de trabalho irlandês Irlanda é um país multicultural e tem estudantes de todas as partes do mundo. Um dos motivos é que os intercambistas podem trabalhar enquanto aprendem inglês: são 40 horas semanais entre os meses de junho a setembro, […]

Principais trabalhos para intercambistas na Irlanda

As ocupações mais comuns para estudantes estrangeiros estão concentradas na área de serviços Os intercambistas têm muitas oportunidades de trabalho na Irlanda, especialmente na área de serviços (garçom, faxineiro, atendente de loja e babá, por exemplo). Em geral, são tarefas que não exigem formação profissional, mas, como em qualquer outro emprego, requer comprometimento e habilidade. […]

Top 5 pontos turísticos da Irlanda

O país, um dos mais bonitos do mundo, reúne atrações imperdíveis repletas de história e belezas naturais   Paisagens deslumbrantes, castelos espetaculares e repletos de história, lindas florestas, rios e vales, além de um povo receptivo e amistoso, fazem da Irlanda um país inesquecível. Milhares de visitantes desembarcam na ilha todos os anos, seja para […]